Semana da Ciência e da Tecnologia 2018

A Semana da Ciência e da Tecnologia 2018 irá decorrer de 19 a 25 de novembro, e inclui na agenda, visitas guiadas a laboratórios, palestras com investigadores, cafés de ciência e actividades experimentais para todas as idades. São mais de 300 ações gratuitas em todo o país. 
 
 
 
Agenda:
 
Data: 19/11/2018
Local: Instituto de Engenharia Mecânica, no Instituto Superior Técnico
Ação: Demonstrações de robótica e imprimir objectos em 3D. 
 
Local: Pólo de Viseu da Universidade Católica Portuguesa
Ação: workshop no laboratório SalivaTec para dar a conhecer como se faz o diagnóstico e monitorização de doenças através de moléculas presentes na saliva.
 
Data: 20/11/2018 às 18h00
Local: Pavilhão do Conhecimento
Ação: Abre ao público uma área totalmente renovada com 800 m² e 31 módulos interactivos onde a descoberta do parque se alia à emoção do circo. Chama-se TCHARAN! Circo de Experiências e nele o visitante também faz parte do espectáculo.
 
Data: 21/11/2018 às 18h00
Local: Mercado dos Lavradores, no Funchal, 
Ação: Demonstrações e actividades experimentais, lado a lado com as bancas dos comerciantes,  para os "fregueses". A 4.ª edição da Ciência no Mercado é uma organização da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação. 
 
Data: 22/11/2018
Local: Bar "Aqui Base Tango" (Coimbra)
Ação: Serão à conversa com três investigadores, em mais uma edição do PubhD, organizado pelo Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra. Aos estudantes de doutoramento (PhD) foi lançado o desafio de explicar o seu trabalho de investigação num ambiente informal.
 
Data: 23/11/2018
Local: Centro de Química Estrutural do Instituto Superior Técnico 
Ação: Promoção da consulta a um vasto banco digital que inclui registos de experiências com elementos químicos, antecipando o ano internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos 2019. 
 
Data: 24/11/2018 às 15.00
Local: Anfiteatro do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Ação: No âmbito do Dia Nacional da Cultura Científica, estende-se a passadeira vermelha para a Cerimónia de Entrega dos Prémios Ciência Viva Montepio 2018, atribuídos anualmente como reconhecimento por intervenção de mérito excepcional na divulgação científica e tecnológica. A astrónoma Teresa Lago, o professor Filipe Ressurreição e o realizador de rádio Edgar Canelas são os vencedores deste ano.
 
Local: Planetário - Centro Ciência Viva do Porto 
Ação: O Planetário assinala 20 anos de existência com uma programação especial. Destaque para a participação de Tiago Loureiro, investigador da Agência Espacial Europeia que é atualmente o "Spacecraft Operations Manager" do "ExoMars 2020 Rover and Surface Platform", que será lançado para Marte em 2020, e de Rui Moura, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e primeiro português detentor de um curso de astronauta suborbital. 
 
Data: 25/11/2018
Local: Centro Ciência Viva de Estremoz 
Ação: Congresso de Jovens Investigadores em Geociências, uma montra de apresentação de projectos realizados na área das Ciências da Terra. 
 
Local: Laboratorio Chimico da Escola Politécnica, em Lisboa
Ação: visita guiada que dará a conhecer como eram as aulas de Química e os equipamentos científicos no século XIX.
 
 
Mais informações em www.cienciaviva.pt