“Olhar direto…no passado, hoje!” Semana do Maestro Manuel Ivo Cruz - Dia 4 - Livro: "Espólio Manuel Ivo Cruz" (2013)

“Olhar direto…no passado, hoje!”
Semana do Maestro Manuel Ivo Cruz
 
Ao longo dos 50 anos de carreira como chefe de Orquestra, o Maestro Manuel Ivo Cruz  dirigiu a maior parte das obras que se inscrevem no reportório da música sinfónica. É porventura o Maestro português que mais óperas dirigiu, quer em quantidade mas principalmente em diversidade. Também dirigiu em 1ª audição absoluta ou 1ª audição moderna em Portugal, obras de compositores como António Victorino d’Almeida, Cláudio Carneyro, João Domingos Bomtempo, ou João Pedro Oliveira.
 
O destaque do espólio vai para as fontes relevantes do Património Musical Português dos finais do século XIX e primeira metade do Século XX, entre as quais se encontram a obra integral do compositor Ivo Cruz, ou ainda peças de Miguel Ângelo Pereira, Ciríaco de Cardoso ou João Arroyo entre outros.
 
A par da sua longa actividade artística, o Maestro Manuel Ivo Cruz cultivou uma bibliofilia intensa que lhe permitiu reunir o importante acervo documental subjacente ao protocolo estabelecido entre o Maestro e o Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.
 
Uma das investigações realizadas no âmbito do espólio foi realizada por Tiago Manuel da Hora, em 2013, culminando na publicação da obra "Espólio Manuel Ivo Cruz : música manuscrita portuguesa e brasileira", editada pelo CITAR.
 
Desde a abertura da coleção, diversos investigadores têm visitado o espólio, estando os cerca de 11 200 registos bibliográficos que constituem esta coleção disponíveis para ser consultados em:
 
 
Dia 4 - Livro: "Espólio Manuel Ivo Cruz" (2013)
Espólio Manuel Ivo Cruz : música manuscrita portuguesa e brasileira / Tiago Manuel da Hora. - 1ª ed. - Porto : Universidade Católica Portuguesa - CITAR, 2013. - 151 p. : il. ; 24 cm. - ISBN 978-989-8366-58-0