“Olhar direto…no passado, hoje!” Semana do Maestro Manuel Ivo Cruz - Dia 2 - A doação do espólio musical (2009)

“Olhar direto…no passado, hoje!”
Semana do Maestro Manuel Ivo Cruz
 
A 3 de junho de 2009 era doado o espólio musical do Maestro Manuel Ivo Cruz à Universidade Católica Portuguesa.
 
O Maestro Manuel Ivo Cruz nasceu a 18 de Maio de 1932, em Lisboa, tendo vindo a falecer, no Porto, a 25 de Dezembro de 2010.
Como o pai (também Manuel Ivo Cruz), todo o seu universo gravitou à volta do amor à música, à composição, aos teatros, à arte em geral.
 
Em Junho de 2009, materializando o objetivo de criar o Arquivo Musical do Porto, o maestro doou à Universidade Católica Portuguesa o seu espólio. Os documentos que agora deixamos que venham para a luz do dia não espelham, por certo, o óbvio.
 
Deixamos de lado as milhares de partituras e libretos que fazem parte do seu arquivo (e que merecem a pesquisa atenta dos investigadores), para dar a conhecer outras facetas de Manuel Ivo Cruz.
 
É disto exemplo a coleção de chapas de impressão, com temática musical, retratos e motivos religiosos. Estes objetos indiciam, desde logo, a compulsão de Ivo Cruz filho por objetos colecionáveis, de selos, a postais, passando por programas, recortes de jornais, até logotipos institucionais. Mas a respiração de um maestro certamente será sempre feita ao ritmo da música. Por isso, neste arquivo encontramos, inevitavelmente, cd´s, fitas magnéticas, vinis. Isto, misturado e junto com um permanente amor pela História de Portugal, a convicção da Monarquia, o Brasil, onde o pai nasceu.
 
Dia 2 - Doação do espólio musical (2009)