Mostra Bibliográfica - "Bibliotecas: +Livros! +Leitura!"

No âmbito do Dia Internacional das Bibliotecas, dia 1 de julho de 2019, celebramos a efeméride com a Mostra Bibliográfica "Bibliotecas: +Livros! +Leitura!", pretendendo dar a conhecer à nossa comunidade, diversas obras que tenham como pano de fundo Bibliotecas, sejam elas reais, imaginárias ou mesmo já extintas. Também é objetivo o estímulo à leitura e a contemplação do livro enquanto veículo de conhecimento, cultura e história. Com efeito, o elogio à leitura é transversal a qualquer àrea do saber - a transmissão de mensagem e a comunicação é um ato humano e social.

Existem verdadeiros compêndios sobre a origem da escrita, o acumular de saber consignado a um espaço físico, a evolução das técnicas de impressão e divulgação, e o espaço do livro desde a antiguidade até aos dias de hoje, em diferentes suportes, mas mantendo a sua génese.

Possivelmente, cada um terá a sua própria Biblioteca - segundo Manguel, esta espelha o que fomos, somos, ou queremos ser. É um espaço individual, alinhado numa forma, espaço e volume de livros totalmente arbitrário. Nesse espaço reina a ordem do seu proprietário: autores ilustres e desconhecidos partilham a mesma prateleira, autores contemporâneos e outros desaparecidos cuja existência se imortalizou nas páginas de uma obra, estão lado a lado ao cruzarmos o olhar pela estante.

Vivam as Bibliotecas, os livros e as leituras!!