Fotografias da Mostra "Faça um Programa diferente!" - Dia do Maestro Manuel Ivo Cruz - 6 junho 2018

No passado dia 6 de Junho de 2018, a Biblioteca e Gestão da Informação assinalou o Dia do Maestro Manuel Ivo Cruz com um dia de portas abertas e uma Mostra intitulada: “Faça um programa diferente!”.
 
Poderá consultar as imagens aqui.
 
Uma viagem pelo espólio de mais de 4400 programas, desde o séc. XIX, em teatros e salas hoje extintas, com nomes maiores da música da primeira metade do séc. XX, sem esquecer os programas de concertos com a Direção Musical do Maestro Manuel Ivo Cruz.
 
Desde a Orquestra Filarmónica de Lisboa, pas-sando pela Sociedade Coral de Duarte Lobo, dos maravilhosos programas de concerto das visitas ilustres da monarquia inglesa, até aos muito apreciados Festivais de Sintra – este espólio con-tém uma retrospetiva histórica de momentos brilhantes da cultura nacional.
 
Este ano, "subimos" também à Biblioteca, onde se encontra, em permanência, e até final deste mês, parte dos Programas que foram apresentados.
 
 
 
O Maestro Manuel Ivo Cruz nasceu a 18 de Maio de 1932, em Lisboa, tendo vindo a falecer, no Porto, a 25 de Dezembro de 2010.
Todo o seu universo gravitou à volta do amor à música, à composição, aos teatros e à arte em geral.
Em Junho de 2009, materializando o objectivo de criar o Arquivo Musical do Porto, o maestro doou à Universidade Católica – Porto o seu es-pólio.
A natureza da Coleção Maestro Manuel Ivo Cruz é de cariz especial e valor patrimonial e musico-lógico singular e está disponível ao público nas instalações da Universidade Católica – Porto.